• Encerramento do Grupo de Combate ao Tabagismo

28/09/2018 às 8:42 - Saúde

A Secretaria municipal de Saúde de Santo Antônio da Barra - GO, através do NASF, realizou nesta quarta-feira (26/09) o encerramento do Grupo de Combate ao Tabagismo. O encontro foi realizado no Centro Municipal de Saúde, onde os participantes que receberam um certificado a dedicação e a força de vontade. Onde trouxe uma mensagem de incentivo e reflexão aos presentes. Logo após, todos os participantes confraternizaram-se.

Quer parar de fumar?

Equivocadamente muitas pessoas acreditam que o tabagista é um “viciado”, “sem força de vontade”, “que não deixa de fumar porque não quer”. Não é isso. Na verdade quem fuma sofre de dependência química, ou seja, é alguém que ao tentar deixar de fumar, se defronta com grandes desconfortos físicos e psicológicos que trazem sofrimento, e que pode impor a necessidade de várias tentativas até que finalmente consiga abandonar o tabaco. Entender o que acontece com o tabagista e suas tentativas de parar de fumar é fundamental para que se possa ter a real dimensão do problema. Portanto, se você quer parar de fumar comece escolhendo uma data para ser o seu primeiro dia sem cigarro. Este dia não precisa ser um dia de sofrimento. Faça dele uma ocasião especial e procure programar outra coisa que goste de fazer para se distrair e relaxar.

Se você não consegue parar de fumar sozinho procure um tratamento especializado. Para informações mais detalhadas, favor consultar a Coordenação de Controle do Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde.